quinta-feira, 5 de maio de 2011

História da microscopia e modelos de microscópios

       A história da microscopia começa com a fabricação das primeiras lentes óticas, através do polimento do vidro, em 1285. A ideia de combinar lentes para aumentar o tamanho dos objetos menores foi em 1590, por Zacharias Janssen, seu primeiro microscópio alcançava 30x de ampliação. A capacidade de ampliação foi evoluindo, e consequentemente o aperfeiçoamento das lentes também. No século XVII, o físico holandês Antonie Van Leeuwenhoek desenvolveu um microscópio capaz de ampliar 200x, tinha 6,7 cm e neste momento iniciaram-se as observações. Durante todo o século XVIII o microscópio tornou-se um objeto de ensino das classes nobres e ricas da sociedade. Porém a qualidade dessas lentas era ruim, devido às dificuldades em eliminar as distorções resultantes de imperfeições das lentes. Apenas no século XIX, com o aperfeiçoamento dos sistemas de fabricação das lentes, se conseguiu atingir o limite de resolução máximo possível utilizando a luz visível. Também surgem neste período os primeiros microscópios binoculares. As primeiras fábricas e comércio dos microscópios surgem em meados do século XIX.
      Com o desenvolvimento da microscopia, foi possível a observação e descoberta de inúmeras estruturas e seres vivos microscópicos. Também graças ao desenvolvimento da microscopia, em 1835, Schleiden e Schwann, formaram as bases da teoria celular.
      O aperfeiçoamento do microscópio ótico chegou a tal ponto que a única limitação era o grande comprimento de onda da radiação, a luz visível, a qual impedia a obtenção de um maior poder de resolução. Após vários estudos, o primeiro aparelho eletrônico foi construído em 1931 por Ernst Ruska e por Max Knoll, e em 1933 o microscópio eletrônico já ultrapassava o limite de resolução do microscópio ótico. Contudo, após a Segunda Guerra Mundial o microscópio eletrônico se desenvolveu completamente, constituindo-se o Elmskop I, como o mais famoso dos primeiros microscópios eletrônicos. A microscopia eletrônica teve rápido desenvolvimento, graças a grandes aperfeiçoamentos técnicos que permitiram não somente maior valorização de ampliação, mas como também aumentos da capacidade de resolução e da qualidade das imagens obtidas.
fonte: http://www.infopedia.pt/$historia-da-microscopia

 Alguns modelos de microscópios: 

MICROSCÓPIO ÓPTICO (LUZ)

Corte histológica de uma célula vegetal 
Foto de Angelo Cortelazzo (Unicamp)
Corte histológico de uma célula animal
Foto da Profª Adelina Ferreira (UFMT)



MICROSCÓPIO DE FLUORESCÊNCIA COMUM

Foto da Profª Adelina Ferreira (UFMT)
Foto de Shirlei Pimentel (Unicamp)


MICROSCÓPIO DE FLUORESCÊNCIA CONFOCAL


Foto de Shirlei Pimentel (Unicamp)
Foto de Maria Júlia (Unicamp)



MICROSCÓPIO DE CONTRASTE DE FASE E INTERFERÊNCIA DE NOMARSKI



MICROSCÓPIO DE POLARIZAÇÃO




MICROSCÓPIO ELETRÔNICO DE TRANSMISSÃO 

Foto de Karina Mancini (Unicamp)
Foto de Heidi Dolder (Unicamp)


MICROSCÓPIO ELETRÔNICO DE VARREDURA 

Foto de Heidi Dolder (Unicamp)
Foto de Heidi Dolder (Unicamp)